top of page

Sobre o Instituto Acus Natus

Ferramentas de acupuntura
Acupuntura medicina tradicional chinesa

Conheça o Instituto

O Instituto Acus Natus foi concebido visando à excelência em ensino na área de medicina tradicional chinesa, bem como no que se refere à saúde dos indivíduos na clínica de acupuntura e outras abordagens ligadas a essa racionalidade. E a mola mestra que deu impulso ao nascimento do Instituto foi a demanda de inúmeras pessoas, entre alunos, ex-alunos e pacientes, para criarmos um espaço acolhedor e onde essa ciência e filosofia continuasse sendo desenvolvida com o compromisso e seriedade que merece.

Hoje o Instituto Acus Natus é referência local e em toda a Região Nordeste no ensino e prática da acupuntura e outras terapêuticas da medicina tradicional chinesa (auriculoterapia, moxa, fitoterapia, entre outras) e japonesa (shiatsu), que vem ganhando cada vez mais evidência no Brasil e no Ocidente como um todo por por seus excelentes resultados sobre a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos.


Vivemos um momento de resgate e redescoberta de práticas em saúde que promovem o bem estar geral, enquanto previnem ou tratam desequilíbrios já instalados, sem com isso causar outros danos. É característico da acupuntura e demais terapêuticas da medicina chinesa e japonesa induzir o próprio organismo a reequilibrar-se, usando o potencial que temos em nosso corpo para nos curarmos de alguma doença ou para nos mantermos saudáveis sem uso de medicamentos.


A afinidade do Instituto Acus Natus com esse movimento de ampliação de acesso e de reconhecimento da medicina tradicional chinesa traduz sua proposta essencial: promoção e manutenção da saúde da clientela, por meio dos atendimentos nos consultórios; democratização dessa área do conhecimento através das atividades de ensino da casa; e popularização do acesso às terapias oferecidas em ambulatório para atender pessoas e comunidades de baixa renda. Espera-se assim contribuir sensivelmente com a difusão da medicina tradicional chinesa e suas abordagens terapêuticas.

Diretoria

sheila.png
Sheila Parvati

A Acupunturista e Professora Sheila Parvati é graduada em enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), tendo se formado em acupuntura pela Academia Brasileira de Arte e Ciência Oriental (RJ). Desde então vem estudando e se aperfeiçoando na área das terapias tradicionais chinesas, enquanto realiza atendimentos em seu consultório particular com acupuntura sistêmica e auricular. Seu consultório é parte integrante do Instituto Acus Natus – IAN, espaço onde também promove atividade ambulatorial com acupuntura e outras técnicas da medicina tradicional chinesa oferecido ao público em geral, além de cursos e eventos ligados a essa sua área de atuação.

Apaixonada por terapias chinesas (acupuntura, shiatsu, fitoterapia e outras) e saúde pública, sempre buscou conciliar essas duas temáticas no cerne de sua atuação e formação profissional. Na Especialização em Saúde da Família (UECE), por exemplo, estudou a inserção da acupuntura na saúde pública como um paradigma novo e emergente, de significativa contribuição em se tratando de humanização da atenção básica em saúde. Já no Mestrado Acadêmico em Saúde Pública (UECE), deu continuidade à sua linha de pesquisa, desta vez enfocando a relação acupunturista-paciente, num relevante e inédito trabalho etnográfico.

A partir de 2002 passou a trabalhar na coordenação do Curso de Especialização em Terapias Tradicionais Chinesas (UECE), no qual também ministra algumas disciplinas. Desde então foram formadas várias turmas, de 28 meses cada. Atualmente o curso mudou o título, passando a Especialização em Acupuntura Tradicional. No mesmo período ministrou também alguns cursos de formação ou extensão, com o tema 'shiatsu e elementos básicos da medicina tradicional chinesa'.

Entre em contato 

Rua Dragão do Mar, 1092 A 

Fortaleza - CE

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram
bottom of page