Instituto Acus Natus

Novidades na nova edição da Pós-Graduação em Acupuntura Tradicional UECE

 ESPECIALIZAÇÃO EM ACUPUNTURA TRADICIONAL (PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU), COM CERTIFICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ(UECE) 

E
 
FORMAÇÃO LIVRE EM ACUPUNTURA TRADICIONAL, COM CERTIFICAÇÃO DO INSTITUTO ACUS NATUS (IAN)
 
  A partir do dia de 18 de agosto começarão as aulas do Curso de Pós Graduação em Acupuntura Tradicional, certificado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Caso prefira, é possível fazer o mesmo curso (mesma turma) na modalidade Formação Livre, em que o certificado será emitido pelo Instituto Acus Natus IAN*. 
 
A turma acontecerá, a priori, no 2º final de semana de cada mês. Contudo, há algumas exceções devido às previsões dos chamados feriadões, quando então muita gente viaja. Para mencionar exemplos, o 2º final de semana de agosto antecede o dia de Nossa Senhora Assunção, padroeira de Fortaleza e feriado municipal, por isso as aulas serão em 18, 19 e 20 em vez de 10, 11 e 12. E em setembro, o 2º final de semana sucede o feriado do dia 7, daí as aulas estarem marcadas para os dias 1, 2 e 3. Buscamos com isso evitar ausências significativas nas aulas, o que acabaria por prejudicar o nivelamento da turma. 
 
Com carga horária de 1200h, o Curso visa formar acupunturistas capazes de exercer a profissão e capacitá-los para a aplicação de outros recursos terapêuticos complementares e integrados à Acupuntura. Entre outros objetivos, como pode ser visto abaixo.
 
 
As inscrições podem ser feitas, pessoalmente, no Instituto Acus Natus, ou online, através do e-mail contato@institutoacusnatus.com.br. Assim, enviaremos a ficha de inscrição e os dados bancários, e você nos encaminha a ficha preenchida e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição (200,00). Dessa forma sua vaga estará garantida.  
 
 
* A Pós-graduação Lato Sensu e a Formação Livre acontecerão na mesma turma, nas mesmas ocasiões. As diferenças entre uma e outra modalidade, são:
 
A certificação, que como Pós-Graduação será da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e como Formação Livre será do Instituto Acus Natus (IAN);
 
Os valores, que como Pós-Graduação será maior que como Formação Livre (veja abaixo os valores específicos para cada caso);
 
E a monografia, obrigatória apenas no caso da Pós-Graduação, enquanto na Formação Livre deverá ser entregue um trabalho mais simples como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).  
 
 
 
 
Continue lendo.. 
 
 
 
OBJETIVOS 
 
 
  •  Formar acupunturistas com as devidas habilidades ao exercício profissional; 
  • Capacitar os estudantes do curso para a aplicação de outros recursos terapêuticos e integrá-los à Acupuntura; 
  • Contribuir com a difusão da Acupuntura e outros recursos terapêuticos da medicina tradiciona chnesa em todo o território nacional, participando assim ativamente do processo de evolução da saúde pública no país, em consonância com a política pública do Ministério da Saúde sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PICs);   
  • Oferecer assistência ambulatorial de acupuntura e outros recursos terapêuticos a um valor simbólico, abrangendo população de baixo e médio poder aquisitivo; 
  • Proporcionar uma opção de atuação profissional a mais aos participantes do curso, ampliando suas possibilidades no mercado de trabalho.
 
DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA 
 
1.    Introdução à Acupuntura – 30 horas
 
2.    Fisiologia Energética em Acupuntura– 30 horas/aula
 
3.    Anatomia Aplicada à Acupuntura – 45 horas/aula 
 
4.    Etiologia e Fisiopatologia Energéticas em Acupuntura – 45 horas/aula
 
5.    Semiologia Energética em Acupuntura – 60 horas/aula
 
6.    Clínica em Acupuntura I – 45 horas/aula
 
 7.    Auriculoterapia - 45 horas/aula
 
8.    Moxa e Ventosaterapia - 30 horas/aula
 
9.    Funções dos Pontos de Acupuntura – 45 horas/aula
 
10.  Eletroacupuntura - 30 horas/aula
 
11.  Metodologia da Pesquisa – 45 horas/aula
 
12. Acupuntura Escalpeana 30 horas/aula
 
13.  Bioética  – 30 horas/aula 
 
14. Clínica em Acupuntura II - 30 horas/aula
 
15. Acupuntura Aplicada à Estética - 30 horas/aula
 
16.  Fitoterapia em Acupuntura - 30 horas/aula
 
17.  Dietoterapia em Acupuntura - 45  horas/aula
 
18. Estágio Ambulatorial Supervisionado - 450  horas/aula
 
19.   Monografia – 90 horas/aula
 
 TOTAL: 1200 HORAS/AULA
 
 CERTIFICAÇÕES 
 
Independente da modalidade que você escolher para fazer o Curso (se como Pós-Graduação ou como Formação Livre), você receberá do Instituto Acus Natus alguns certificados avulsos tão logo conclua as seguintes disciplinas: Shiatsu, Auriculoterapia, Acupuntura Escalpeana e Acupuntura Aplicada a Estética. Além, é claro, da certificação total pela UECE ou pelo Instituto Acus Natus. Desse modo, você estará habilitado e licenciado para atuar naquelas respectivas áreas, antes mesmo de concluir o Curso por completo. Em suma, receberá cinco certificados ao todo. 
 
DISCIPLINAS AVULSAS 
 
Este Curso abre a possibilidade de você participar de disciplinas avulsas, independentes umas das outras, com certificado do Instituto Acus Natus para cada uma que conclua, respeitando alguns requisitos. Por exemplo, se você já é acupunturista e deseja reciclar ou aprofundar determinado (s) tema (s), pode cursar tantas quanto queira, a partir de qualquer uma, pois já terá cursado anteriormente um curso completo e certamente já possui  base teórica e prática, além de uma certificação prévia.
 
Contudo, se o seu caso for o de alguém interessado na área e sem formação prévia na mesma, e por algum motivo não quer ou não pode participar do curso completo, há a possibilidade de obter o certificado de Aperfeiçoamento em Acupuntura Tradicional (também um título acadêmico, com certificado da UECE) ao cursar as seis primeiras disciplinas, que formam a base teórica fundamental e equivalem aos dez primeiros meses do Curso. Após ter concluído esta etapa, você poderá participar de qualquer outra, se for o caso, de acordo com sua escolha e, assim, obter as certificações avulsas, a partir da disciplina Auriculoterapia, sem contudo comprometer a qualidade de seu aprendizado e futura aplicação na prática. 
 
OUTRAS CONSIDERAÇÕES 
 
Neste Curso você conhecerá a arte de inserção de agulhas de acupuntura desde o início do mesmo, aprofundando essa prática à medida que evolui nas disciplinas e amadurece os conteúdos.
 
Temos o compromisso de manter o mais alto nível no processo ensino-aprendizagem, e para tanto buscamos o máximo de aprofundamento em cada tema proposto, tudo a partir de uma metodologia que integra leveza e didática em perfeita harmonia.
 
Outro aspecto que devemos mencionar é quanto à carga horária, que no caso deste Curso é levada bastante a sério e devidamente cumprida. Assim, para participar, você deverá estar disposto a criar uma rotina de estudo que permita estar em dia com essa área do saber.   
 
REALIZAÇÃO E INSCRIÇÕES
 
  Instituto Acus Natus - rua Marcondes Pereira, 1045, Dionísio Torres, Fortaleza-Ceará, CEP: 60130-061
 
TELEFONES
 
(85) 3472-6471 (fixo da GVT) / 8769-6981 (Oi) / 9602-2416 (Tim)
 
 INÍCIO 
 
  18 de agosto de 2017
 
 FUNCIONAMENTO 
 
O curso terá duração de 28 meses, sendo um final de semana por mês, que a priori  será o 2o. de cada mês, e funcionará na sexta-feira, de 18h00 às 22h30 e sábado e domingo de 8h às 12h30 e de 14h às 18h30.
 
VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO
 
 R$ 200,00 (duzentos reais)
 
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
 
 Uma fotografia 3x4, recente; Cópias autenticadas (ou cópia simples acompanhadas dos originais no ato da inscrição) de: Diploma de graduação (ou Declaração de conclusão da graduação), RG, CPF e comprovante de residência.  
 
 INSCRIÇÕES ABERTAS - VAGAS LIMITADAS**
 
  ** Pedimos aos interessados que se inscrevam o quanto antes, como forma tanto de garantir a vaga quanto de definirmos a formação da turma com o máximo de antecedência possível, por uma questão de ordem.
 
 LOCAL
 
Instituto Acus Natus - rua Marcondes Pereira, 1045, Dionísio Torres, Fortaleza-Ceará, CEP: 60130-061 
 
 MENSALIDADES
 
Pós-Graduação: 28 parcelas de R$ 620,00
 
Formação Livre: 28 parcelas de 470,00. 
 
NÚMERO DE VAGAS
 
Mínimo de 35, máximo de 40.

 

Veja outras novidades