Instituto Acus Natus

O Instituto Acus Natus

Quem somos

O Instituto Acus Natus foi concebido visando a excelência em ensino na área das terapias integrativas, com ênfase em medicina tradicional chinesa, bem como no que se refere à saúde dos indivíduos na clínica de acupuntura e outras abordagens holísticas. A mola mestra que deu impulso ao nascimento do Instituto, além do já mencionado sonho, foi a demanda de inúmeras pessoas, entre alunos, ex-alunos e clientes, para ser criado um espaço que fosse referência local e em toda a região nordeste no ensino e prática das terapêuticas naturais. Eficazes e pertinentes quando o assunto é saúde e qualidade de vida, as terapias naturais e integrativas - como acupuntura, shiatsu, fitoterapia, homeopatia, os vários sistemas florais, entre outras - ganham uma evidência cada vez maior no Brasil e no mundo ocidental como um todo.


Vivemos um momento de resgate e redescoberta de práticas em saúde que promovem o bem estar geral, enquanto previnem ou tratam desequilíbrios já instalados, sem com isso causar outros danos. É característico da acupuntura e demais técnicas naturais induzir o próprio organismo a reequilibrar-se, usando o potencial que temos em nosso corpo para nos mantermos saudáveis sem o uso de medicamentos.


A afinidade do Instituto Acus Natus com esse movimento de reconhecimento das práticas terapêuticas integrativas traduz sua proposta essencial: promoção e manutenção da saúde da clientela, por meio dos atendimentos nos consultórios; democratização dessa área do conhecimento através das atividades de ensino da casa; e popularização do acesso às terapias oferecidas em ambulatório para atender pessoas e comunidades de baixa renda. Espera-se assim contribuir sensivelmente com a difusão das terapias naturais e integrativas, especialmente a acupuntura e o shiatsu, em todo o Ceará e região Nordeste.